Desporto em Tempo de Guerra. Os Jogos Inter-Aliados | Debates sobre História ao fim do dia

Tem lugar na próxima Quinta-feira, dia 31 de março mais uma sessão de história ao fim do dia, com Rita Nunes.

Desporto em Tempo de Guerra. Os Jogos Inter-Aliados

Em Portugal, como aconteceu um pouco por toda a Europa em guerra verificou-se, logo em 1914, um incentivo à prática desportiva, associado aos debates sobre que papel e posição Portugal deveria tomar em relação ao conflito europeu.

A imprensa desportiva saiu em defesa da introdução da educação física e de alguns desportos na preparação militar dos soldados, bem como na ocupação dos seus tempos de lazer, defendendo-se que um jovem bem preparado fisicamente seria um bom soldado e um melhor cidadão.

Independentemente da sua perícia e capacidades atléticas todos os soldados deveriam estar envolvidos nas atividades desportivas.

Pretende-se assim com esta intervenção começar por realçar a organização desportiva existente em Portugal em vésperas da I Guerra Mundial e o papel do desporto em cenário de guerra.

Já na fase da desmobilização das tropas, o desporto volta a ter um papel fundamental. Com a assinatura do Armistício, a 11 de Novembro de 1918, o principal objetivo dos soldados mobilizados era o regresso a casa, no entanto, a desmobilização das tropas não foi imediata.

Foi a pensar nestes homens que ainda se encontravam na Europa que, dois meses após o final da Grande Guerra, se iniciou a organização dos Jogos Inter-Aliados.

Estes Jogos decorreram de 22 de Junho a 6 de Julho de 1919 e no programa podemos encontrar modalidades e atividades como o futebol, rugby, atletismo, lançamento da granada e o jogo da tração da corda.

Estiveram em prova cerca de 1500 homens que competiram em 24 modalidades, durante 15 dias. Por Portugal estiveram em prova 51 atletas nas modalidades de boxe, esgrima, natação, polo-aquático, remo e tiro.

 

Deixe um comentário