Uma forma de envolvimento (dos cidadãos).

Promovido pelo IHC, através da sua linha de investigação “Globalização, Integração Europeia e Potências Emergentes”, visa o envolvimento e a participação dos cidadãos em torno da reflexão, do debate e a proposta de ideias para a Europa/União Europeia, nas suas vertentes histórica, política, económica, social e cultural.
Cada sessão do Café Europa segue a metodologia World Café, o que significa que serão criados grupos de reflexão e partilha de ideias em torno de um tema pré-definido, que tanto poderá referir-se à atualidade europeia, como a um facto ou acontecimento histórico, ou mesmo combinar ambos.
Pretende-se que seja uma atividade dinâmica e prática, da qual resulte não apenas um debate profícuo e troca de ideias, mas também que essas ideias sejam consubstanciadas em propostas concretas.
O resultado de cada sessão depende inteiramente dos seus participantes, que serão de facto os protagonistas da mesma, esperando-se deles uma postura ativa ao longo do evento. Não há pontos de vista certos ou errados, trocam-se, sim, opiniões e sugestões, que contribuam para o envolvimento dos cidadãos neste projeto comum dos povos da Europa, que é a União Europeia.